Blog Ideale Decoração

Tipos de Cortinas para sua casa

27/10/2015   |   Decoração

Assim como as roupas, as cortinas devem ter um caimento perfeito e um bom acabamento, afinal, elas são itens de destaque na decoração do ambiente. Não há quem não use cortinas seja na sala, nos quartos, até mesmo na cozinha e lavabo.

As cortinas além de conferir beleza e sofisticação, desempenham um papel importante, o de proteger do excesso de luminosidade, dar privacidade e trazer aconchego, por isso elas devem além de enriquecer a composição do ambiente, ser funcionais.

Se a necessidade é filtrar a claridade, modelos com tramas suaves, como a gaze de linho ou voil, são os mais indicados, pois a transparência destes tecidos permite que a luz entre de forma gradativa no ambiente.

Quando a incidência de sol é grande, o uso de telas solares feitas de materiais leves é o ideal, porque além do conforto térmico, filtram a luz sem tirar a visão da paisagem.

A cortina ideal para cada ambiente

Tecidos mais encorpados como seda, tafetá de seda, linho ou shantung, são os indicados para cortinas em quartos ou dormitórios, por proporcionarem mais aconchego ao ambiente.

Para a cozinha, o modelo mais adequado é a persiana de alumínio, pois reduz o calor e deixa que a luz passe pelas lâminas. Outro ponto positivo é a resistência, já que, além de não sofrer desbotamento ou desgaste pela incidência do sol, é prática de limpar.

Tipos de cortinas

Existem vários tipos de cortinas no mercado, de vários tecidos. O Voal possui uma leve transparência trazendo leveza para o ambiente, o linho está em alta, o resultado é uma cortina chic e elegante.

Tipos de pregas

Prega Americana 

(acabamentos na parte superior). A cortina feita com prega americana (com o tecido dobrado em três partes, desenhando um leque) cria um desenho sem excessos.

Prega fêmea 

A prega fêmea é formada de duas dobras, em sentidos opostos, que se encontram no lado direito (frente) do tecido.

Prega Macho

A prega macho é composta de duas dobras, em sentidos opostos, que se aproximam no avesso do tecido, ou seja, é quase como a prega fêmea vista pelo avesso. É mais limpa, gasta menos tecido que a prega americana, e permite abusar de detalhes que trazem ainda mais charme a cortina, como botões.

Prega Wave

Prega paulista ou wave  é composta por dobras intercaladas nos dois sentidos, que produzem um efeito de ondulação.

São inúmeras as alternativas de cortina, cada tipo tem sua função que além de decorar, trazem um toque de decoração, requinte e privacidade para o seu ambiente. A Ideale Decor tem a cortina certa para você, que atenderá as suas necessidades e trará ainda mais requinte á sua casa.

COMENTÁRIOS